sábado, 5 de novembro de 2011

Doação para o Asilo Lar Vicentino

Doação realizada para atender o Asilo Lar Vicentino de Bocaina.

DSC06439

“Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos” Gl 6.10a

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estudo Biblícos

Saudações em Cristo! A partir de hoje estarei publicando uma série de estudos bíblicos. Nesta primeira edição, nosso  irmão em Cristo, cooperador Maurício Ferreira, comentará conosco sobre “As sete bem-aventuranças do Apocalipse”.

As Sete Bem-Aventuranças do Apocalipse – Parte 1

Introdução

Apocalipse, “revelação de Jesus Cristo”. O vocábulo português “revelar”, derivado do latim “revelare”, é geralmente a tradução do termo hebraico "gãlô" e do termo grego “apokalyptõ” (substantivo, apokalypsis), que corresponde a “gãlô” na Septuaginta e no Novo Testamento. Os escritores clássicos traduziram a palavra “apocalipse” por “revelação”, e esta foi vertida para o latim com tal sentido, em razão de o verbo “revelar”, que frequentemente é empregado nas Escrituras ter este sentido.

O livro é composto ao redor do simbolismo do número sete. O número sete é um número muito usado na Palavra, pois transmite a idéia de perfeição ou totalidade. O papel importante que este número tem no apocalipse é provado pelo fato de o apóstolo João usá-lo não menos que 50 vezes. Alguns exemplos:

  • As sete cartas para as sete igrejas
  • Os sete selos
  • As sete trombetas
  • Os sete castiçais
  • Os sete anjos (agentes humanos)
  • Os sete anjos (agentes divinos)
  • Um cordeiro com sete pontas e sete olhos
  • As sete bem-aventuranças

Por sete vezes se diz que é preciso ouvir "o que o Espírito diz às igrejas". Portanto, o Espírito Santo também fala em sete bem-aventuranças, dando a entender que, para que seu povo, seus filhos, seus discípulos sejam perfeitos e completos, se faz necessário lê-las, ouvi-las e guardá-las para praticá-las em nossas vidas. Vejamos agora a primeira bem-aventurança:

A Primeira Bem-Aventurança (Ap. 1:3)

“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próxima”

Observamos nesta primeira bem-aventurança que existe uma tríplice promessa para os quem lêem, os que ouvem e os que guardam.

Para os que lêem

A bíblia utiliza vários símbolos para se referir à Palavra de Deus. Jesus nos fala no Evangelho de São Mateus 4:4 […] "nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. A biblia nos revela que a palavra é leite (I Pe 2:2), pão para os famintos (Mt. 4:4), carne para os homens (Hb. 5:11-14), fogo para refinar nossos pensamentos tirando tudo o que é impuro (Jr. 23:29), ela nos lava para purificar (Ef. 5:26), lâmpada para nos guiar (Sl. 119:105), ouro para enriquecer (Sl. 19:7-10), poder para criar fé (Rm. 10:17) e vida eterna (I Pe 1:23).

Quando fala aquele que lê, se refere à primeira pessoa do singular (Eu), edificação para aquele que lê, aquele que reserva um tempo para a palavra de Deus, que medita nela de dia e de noite (Sl. 1:1-2). Você hoje já reservou um tempo para observar a palavra de Deus?

A palavra é um mapa que nos indica o caminho para o céu. É um manual de fé e conduta para o crente.

Os que ouvem



Para ouvir são necessárias três coisas:

  • Ser informado sobre as coisas das quais a bíblia nos revela
  • Ser obediente, ou seja, submeter-se à vontade de Deus
  • Estar atento à voz de Deus

O apóstolo Tiago nos exorta em sua Epístola à estarmos prontos para ouvir, ou melhor dizendo, escutar atentamente.

No Evangelho de S. Marcos cap. 9:7, vimos o próprio Jeová, o Deus Pai nos orientando à ouvir seu filho amado. Jesus também nos afirma que quem ouvir as suas palavras e crer naquele que Lhe enviou obterá a vida eterna e não entrará em condenação (João 5:24). No Livro de II Crônicas 7:14, Deus nos fala que ouvirá nosso clamor do céu e perdoará nossos pecados e sarará nossa terra. Mas para isso acontecer precisamos ouvir para aprender estar no centro da vontade de Deus como sacerdotes do rei.

Mas se não dermos ouvidos Ele apagará nosso nome do livro da vida e pereceremos no lago de fogo (Jr. 12:17).

Os que guardam

A terceira benção desta bem-aventurança se refere não apenas memorizar a palavra como um ato mecânico, mas obedecer e praticar. Por que guardar o que está escrito? Porque o tempo está próximo!!

Jesus a qualquer momento pode vir buscar sua noiva que espera adornada a sua vinda. Esta bem-aventurança se refere à igreja que durante a grande tribulação será guardada por Deus dos sofrimentos sem precedentes na história humana.

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na Terra”. Apocalipse 3:10

Espero que os leitores tenham apreciado esta primeira parte do estudo sobre as bem-aventuranças do apocalipse. Em breve, estaremos postando a 2ª parte.

Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo,

Coop. Mauricio Ferreira

Versículos biblícos

Notícias Evangélicas